sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vê lá se adivinhas...

 


1 - Qual é o bicho que anda com patas?


2 - Qual é a coisa, qual é ela, que a Beatriz tem à primeira e o Sebastião à terceira?





quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Uma convidada especial...


Luísa Ducla Soares 

No dia 5 de dezembro, a escritora Luísa Ducla Soares virá à BECRE do nosso agrupamento para apresentar o livro "LENDAS E ROMANCES". Estas lendas são cantadas pelo músico Daniel Completo que também estará presente nessa sessão.
Conhecemos alguns livros desta autora, tais como, "Os ovos misteriosos", " A Princesa da Chuva", " O Soldado João", " O Abecedário Maluco"...

Trabalhámos na sala de aula o livro “Os Ovos Misteriosos”, escrito por Luísa Ducla Soares e ilustrado por Manuela Bacelar. Este conta-nos a história de uma galinha e da sua estranha ninhada: um papagaio, uma avestruz, uma serpente, um crocodilo e um pinto.
É uma história ternurenta, didática e divertida que nos fala das diferenças e do amor incondicional entre pais e filhos.

Ilustração da história.
Apresentação da história com fantoches.













Elaboração de ovos misteriosos.
Texto elaborado por: Tiago Ferro

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Matematiquices

1- A turma do 3ºA vai enfeitar a árvore de Natal da sua sala. Cada um dos 19 alunos receberá 4 bolas coloridas, 2 laços e 1 sino.  
1.1 -  Sabendo que as bolas coloridas vinham em caixas de 20, quantas caixas comprou a professora Joana? Quantas  bolas sobraram?

1.2 - Os laços vinham em caixas de 12 unidades e os sinos em caixas de 10.  Quantas  caixas de cada enfeite serão necessárias?

1.3 - Quantos enfeites (bolas, sinos e laços) terá a árvore de Natal do 3º A?

sábado, 17 de novembro de 2012

Matematiquices

1- A Natacha convidou para a sua festa de aniversário 20 amigos. No final da festa, a Natacha distribuiu por cada um dos convidados um saquinho cheio de guloseimas. Cada saquinho tinha 5 rebuçados, 2 chupas e 8 gomas.

1.1 - Sabendo que cada embalagem de rebuçados tem 40 rebuçados, quantas embalagens teve a mãe da Natacha que comprar?


1.2 - Os chupas vinham em embalagens de 12 unidades. Quantas embalagens foi necessário comprar?

2 - Para a festa de aniversário, a mãe da Ana Carolina comprou 5 garrafas de sumo de ananás e 3 garrafas de sumo de laranja. 

2.1 -Se o sumo de cada garrafa encher 8 copos, quantos copos encherão as 5 garrafas de sumo de ananás? E se fossem 10 garrafas, quantos copos encheriam?


2.2 - Dos 24 convidados, 12 preferiram sumo de laranja e cada um bebeu 2 copos de sumo. Será que o sumo chegou? Sobrou sumo de laranja?

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Um dia diferente...



No dia 30 de outubro, a EB de S. Domingos e a turma A da EB do Caldeiro, no âmbito do Projeto ”Taleigo Viajante” (um projeto iniciado no ano letivo 2009/2010 e do qual já resultou a edição de dois livros de histórias), levaram a efeito, na EB de S. Domingos, um dia repleto de atividades de PROMOÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E LUDICO-PEDAGÓGICAS, em estreita colaboração com o Centro Unesco - Aldeia das Ciências (Associação para o Desenvolvimento Comunitário Cultural e Educativo), Escola Segura e Junta de Freguesia de S. Domingos de Ana Loura. Todas as atividades tiveram como temática central: a Água, Eficiência Energética e Segurança Rodoviária. Das atividades realizadas destacam-se o tapete contador de histórias e atividades experimentais relacionadas. Os Agentes da Escola Segura passaram um filme sobre Segurança Infantil, realizaram um circuito rodoviário e procederam ainda ao aconselhamento dos pais e comunidade local sobre o uso da “cadeirinha” e outras regras de segurança no transporte de crianças.



 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Matematiquices

 


Desta vez quem precisa da tua ajuda é a Estrela e o Ulisses.




1-  O Ulisses e 5 dos seus amigos compraram 3 carteiras de cromos para cada um. Sabendo que cada carteira tem 4 cromos, quantos cromos tem cada menino? E todos juntos?

2- Na sala da Estrela estão a organizar a biblioteca de turma. A Estrela contou 25 livros de histórias, 120 de Banda Desenhada e os restantes eram sobre temas de Estudo do Meio. Sabendo que a biblioteca tem 300 livros, quantos são os livros sobre temas de Estudo do Meio?

A Inês Graça e a Andreia ajudaram os nossos amigos, Estrela e Ulisses, respondendo corretamente aos problemas.

domingo, 11 de novembro de 2012

Matematiquices



1- O Rui tem 25 castanhas, a Maria tem 99, o Mário tem 251 e a Luísa tem 200.
    Quantas castanhas têm os 4 amigos ao todo?
    Quantas castanhas faltam para chegar a um milhar?

2-O Pedro tem 999 castanhas e a Maria tem mais duas centenas, duas dezenas e nove unidades.
   Quantas castanhas tem o Pedro a mais do que a Maria?  



Parabéns à Matilde , à Inês Matos e à Maria Inês que acertaram nas respostas aos problemas. 


Ajuda a Maria Castanha a resolver os problemas.
(Encontra a resposta correta e envia um comentário. Não te esqueças de escrever a estratégia que usaste.)

sábado, 10 de novembro de 2012

A aventura da Castanha e do Medronho

Clica aqui para conheceres "A aventura da Castanha e do Medronho"

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"À descoberta de Lendas"




O Milagre das Rosas


D. Isabel, mulher de D. Dinis, ocupava todo o seu tempo a fazer o bem a todos os que a rodeavam, visitando, tratando doentes e distribuindo esmolas pelos pobres.
Conta a lenda que o rei tinha muito mau feitio e não gostava de ver a rainha com os mendigos, proibindo-a de dar esmolas aos pobres.
Certo dia, viu-a sair do palácio às escondidas, foi atrás dela e perguntou-lhe o que levava escondido debaixo do manto. Era pão para distribuir pelos pobres. Ela ficou muito aflita por ter desobedecido ao rei e disse-lhe que eram rosas. O rei duvidou, pois não há rosas brancas em janeiro e pediu-lhe para o deixar ver. A rainha Santa Isabel abriu o regaço e o pão tinha-se transformado em rosas. Tão lindas como jamais se viu!

Andreia e pai
Inês Soeiro e pai 
Ana Carolina e mãe


A lenda do Vinho 

Há muitos, muitos anos, um italiano, de nome Dionísio,  que vivia na Grécia, ao sentir-se muito velho, decidiu regressar à sua pátria e levar uma videirinha porque não se lembrava de ter visto nenhuma na sua terra. Quando chegou plantou-a num osso de galo. A viagem continuou e a plantinha cresceu, então passou-a para um osso de leão. Como a planta não parava de crescer, o homem teve de a mudar e utilizou um  osso de burro. Diz a lenda que é por isso que quem bebe pouco fica alegre como um galo, quem bebe um pouco mais fica forte como um leão e quem bebe muito fica burro como um burro.

Ana Sofia e mãe

 A lenda da Moura Encantada

Há muitos, muitos anos contavam em Veiros, que no monte da Pipa vivia uma cobra debaixo de uma rocha, junto à fonte. Nas noites de verão, a cobra saía do buraco e punha-se a cantar.
Diziam os antigos que era uma moura muito bonita que ali tinha vivido e tinha sido transformada em cobra. A lenda conta que na noite de São João voltava a ser mulher.

Vasco e mãe

Sou filha de um rei lendário
Deixou-me esta obrigação
De cumprir o meu fadário
Entre a Pipa e o Lameirão

Lamento esta situação
Há tantos séculos passada
Triste é a minha condição
http://bransontourist.com/wp-content/uploads/snake.gifA de ser Moura Encantada  

Meio serpente meio mulher
Assim eu fui encantada
Só passa este meu sofrer
Se por um homem for beijada

 Passa o tempo lentamente
Nem vale a pena chorar
Fico aqui eternamente
Se ninguém me sedencantar

Eu não sou pobre nem rica
Sou princesa sem ter nada
Entre o Lameirão e a Pipa
Sou só a Moura Encantada

Nas noites de S. João
Toda a vila vai escutar
Entre a Pipa e o Lameirão
A minha voz de encantar  

Escrito pelos tios do Vasco ( João e Rosalina)
  

A lenda dos passarinhos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgla_0DJZgTPl5H83LdmeRS5pLm71rnumyqVMIwUbpcwzDbH1OMrXjJSEnKh-e5WcHd1v48WyB_xcLZ9QleFjU_ZYxTZQBjBnVHTHHUt0NDpueRocutRcrTkg7gQNPfhp_4F44JfL_eWvzf/s1600/DSC09165.JPGConta a lenda que a rainha Santa Isabel estava no seu paço em Estremoz à janela do seu quarto. Aqui costumava fiar com um fuso e, no parapeito da janela, pousavam alguns passarinhos que chilreavam como se estivessem a conversar com a rainha. A rainha correspondia-lhe sorrindo.
Os dias foram passando e entre a rainha e os passarinhos foi-se criando uma amizade. Uma tarde, das mãos da rainha caiu o fuso. Ao verem isto, as aves voaram e apanharam-no antes de chegar ao chão. Depois as aves depositaram o fuso no regaço da rainha e esta fez um gesto de gratidão e ternura.
  
Margarida e avô Pedro
Maria Inês e tio Jorge 


Lenda de S. Martinho 

http://educacaodeinfancia.com/wp-content/uploads/2008/10/s-martinho.jpgA lenda diz que num dia de frio e de chuva, um soldado francês que estava em missão no exército romano regressava à sua casa em França.
Quando atravessava as montanhas dos Alpes encontrou um mendigo com muito frio e muita fome que lhe estendeu a mão a pedir esmola. São Martinho não tinha nada para lhe dar, por isso desceu do cavalo, tirou um manto vermelho que o protegia do frio e da chuva, cortou-o ao meio com uma espada e deu uma parte ao mendigo. De repente, deixou de chover, abalaram as nuvens e apareceu o sol como num dia de verão. Foi Deus que lhe deu esse tempo tão bom em recompensa da sua bondade.

Natacha Brites e Avó Tonha