sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Serão Cultural

No dia 25 de Novembro participámos no 1º Serão Cultural que decorreu na BECRE da Escola Básica Sebastião da Gama em Estremoz.
Em conjunto com os nossos colegas de S.Domingos apresentámos a história construída por nós no âmbito do projecto "O Taleigo Viajante" com o título: "As Aventuras e Desventuras de uma Viagem ao Fundo do Oceano".













Semana da Ciência e Tecnologia - Centro de Ciência Viva de Estremoz

A Semana da Ciência e Tecnologia decorre de 22 a 28 de Novembro no Centro de Ciência Viva de Estremoz.
No dia 25 de Novembro, a nossa turma e os alunos das escolas de S. Domingos e da Glória apresentámos no CCVEstremoz, uma história e experiências científicas relacionadas com a água.


Apresentação da história construída no âmbito do projecto "O Taleigo Viajante" com o título:
" As Aventuras e Desventuras de uma Viagem ao Fundo do Oceano".





Apresentação de experiências sobre a flutuação da batata e da maçã e de 3 garrafas (uma sem água, outra cheia de água e outra meio cheia)
.

Matemática Divertida

Com o objectivo de trabalharmos o raciocínio matemático, o cálculo mental, a composição e decomposição de números e a resolução de situações problemáticas temos utilizados estratégias e materiais diversos.
Colar de Contas









Recta Numérica


Molduras de 10











Cartões com Pon
tos




Cubos


Jogos










Dramatização
(Quantos apertos de mão?)

domingo, 21 de novembro de 2010

Pequenos/Grandes Cientistas

No dia 19 de Novembro recebemos, na nossa escola, os nossos colegas da Escola Básica de S. Domingos e realizámos várias actividades.


Canção da apresentação







Lanche convívio









Realização de actividades experimentais com a colaboração de um Encarregado de Educação.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"DE MÃOS NA TERRA"

Estamos, neste ano lectivo, a levar a efeito a concretização de um “sonho”, … termos uma horta e uma estufa, onde as crianças possam não só observar, como participar na plantação e criação de várias espécies de plantas.

Assim, no âmbito do projecto “ DE MÃOS NA TERRA“, e com a colaboração de um agricultor biológico, o Sr. Mota, de Veiros, levámos a efeito todo o trabalho de preparação da terra, desde a lavoura com moto cultivador, à plantação de espécies hortícolas. Do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, temos recebido o “estrume” necessário à estrumagem do terreno.

Hoje contamos já com uma estufa e com a sementeira de criadores de plantas para transplante (nabo, rábano, gulli, alface e couves), bem como plantação de brócolos, alfaces, couves, morangos e sementeira de cenouras, espinafres, coentros e batatas.









quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"O Nosso Magusto"

Este ano contámos com a colaboração do Regimento de Cavalaria 3 e dos representantes dos Pais e Encarregados de Educação de cada turma para a comemoração do Dia de S. Martinho.




Dramatização da Lenda de S. Martinho





Lanche e castanhas assadas






Exposição de trabalhos na nossa escola.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"The Blue Dog"- "O Cão Azul"











The Blue Dog é um projecto da Associação de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Estimação. O objectivo principal deste projecto é o de ajudar a identificar os perigos e reduzir os riscos na relação das crianças com os seus animais de estimação.
No dia 10 de Novembro tivemos na nossa sala um veterinário que nos mostrou um filme sobre a forma como devemos tratar os nossos animais de estimação. Trouxe também uma cadelinha. Entre outras coisas, aprendemos que nunca devemos fazer festinhas aos animais quando eles estão a comer.



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

" O Taleigo Viajante"

Ao longo deste ano lectivo um dos projectos que vamos desenvolver com a Escola Básica de S. Domingos intitula-se "O Taleigo Viajante"

Este projecto tem em vista a produção de histórias conjuntas, envolvendo alunos das duas escolas, pais e Encarregados de Educação e outros elementos da comunidade.
A história que se segue começou a ser construída pelos nossos colegas de S. Domingos e nós iremos dar-lhe continuidade.


As aventuras e desventuras de uma viagem ao fundo do oceano

Numa casa junto à praia vivia um menino.

Era uma casa muito velha e degradada. O menino vivia sozinho, não tinha família nem amigos. Nem nome tinha. Todas as manhãs assim que acordava ia para a praia porque lá havia muitos meninos e meninas e assim ele não se sentia tão sozinho e tão triste.

Mas o Verão terminou e com a chegada do Outono as praias ficaram desertas.

O menino continuava a ir para a praia todas as manhãs, ocupava o seu tempo a brincar com as ondas e a observar as gaivotas voando lá no céu, que quase pareciam papagaios de papel. Daqueles papagaios que faziam do céu um longo pano azul coberto de todas as cores.

Sem que o menino se apercebesse uma enorme onda levou-o para o fundo do mar e...

(Escola de S. Domingos)

********************
********************

... ele ficou muito assustado e aflito pois não conseguia respirar. Quando já estava quase a desmaiar, apareceu um golfinho que o levou até à areia, deitou-lhe um esguicho de água na cara e o menino acordou e ficou a olhar para o golfinho amedrontado.
- Onde estou?!!!! O que me aconteceu?!!!!!
O golfinho explicou-lhe que o tinha encontrado no mar, a afundar-se, e que o salvou. Depois de uns momentos de conversa, os dois ficaram amigos e o golfinho propôs ao menino que fizessem juntos algumas viagens pelo mar. Certo dia, o golfinho voltou à praia e lá estava o menino à sua espera para uma bonita viagem ao fundo do mar. O golfinho tinha-lhe prometido que seria uma viagem espectacular. E assim foi! O menino estava maravilhado; viu tantas conchas, peixes coloridos, algas, búzios, cavalos marinhos, tartarugas, corais,... e um navio pirata afundado.
A curiosidade do menino era tanta que entrou no barco e...

(Turma A - Escola Básica do Caldeiro)

***************************************
E viu bandeiras pretas com caveiras brancas, mapas, pipas de madeira, potes cheios de ouro, espadas, canhões, ossos, baús e muito…muito mais coisas. O menino ficou muito admirado e assustado, pois nunca tinha visto, um barco pirata. Num abrir e fechar de olhos apareceu o fantasma do capitão do navio, o capitão Barba Negra. O menino fugiu a toda a velocidade para junto do golfinho. Estava tão assustado … tão assustado que nem conseguiu contar o que lhe aconteceu.

(Escola de S. Domingos)



****************************************

O golfinho disse ao menino para se acalmar, pediu-lhe para respirar fundo e para lhe contar o que o deixou tão apavorado. Após alguns minutos, o menino conseguiu contar que tinha visto o fantasma do capitão Barba Negra e que teve tanto medo que fugiu o mais depressa possível. Enquanto o menino falava com o golfinho, apareceu novamente o fantasma e, tal como o menino, o golfinho ficou com tanto medo que só pensava em fugir dali. Disse ao menino para saltar para cima dele e, a toda a velocidade, fugiram para uma bela ilha que ficava ali perto. Nesta ilha encontraram um animal muito especial, o macaco Guga...

(Turma A - Escola Básica do Caldeiro)

****************************************
O macaco e o golfinho já eram amigos há muitos…muitos anos. Ficaram muito felizes por voltarem a reencontrar-se. Após tanta emoção lá repararam que também ali estava o menino, com um ar um pouco estranho.
- Quem és tu? O que estás aqui a fazer? Perguntou o Guga num tom de voz muito baixinho.
O menino contou ao macaco a sua aventura. O Gug a ficou paralisado a olhar para o menino sem conseguir dizer nada. Passados alguns minutos conseguiu dizer alguma coisa.
- Não se preocupem meus amigos, aqui estão em segurança. Faz de conta que foi só um pesadelo.
Olhando para o menino, intrigado, disse:
-Ainda não sei o teu nome.
O golfinho saiu em defesa do menino, gaguejando:
- É o menino sem nome.
-Não existem meninos sem nome. Temos de l he dar um nome. Um nome…um nome…mas que nome? – Disse o macaco muito surpreendido.
Pensaram, pensaram e decidiram que o menino se chamaria Miguel.
Muito felizes, combinaram ir à procura dos novos amigos e novas aventuras.



FIM